sábado, outubro 03, 2009

GP do Japão – Qualificação Sebastian Vettel obtém pole em sessão acidentada

Sebastian Vettel (Red Bull) levou a melhor na qualificação ( grelha completa) para o GP do Japão, obtendo a pole position numa sessão repleta de incidências e que viu Jarno Trulli levar o Toyota até ao segundo posto e Lewis Hamilton foi terceiro. Mark Webber não participou na sessão, devido ao seu violento acidente nos terceiros treinos livres, ao passo que Timo Glock, Jaime Alguersuari e Heikki Kovalainen obrigaram à amostragem da bandeira vermelha nesta sessão devido a despistes, com o do alemão da Toyota a ser particularmente violento.

O estado físico de Glock com dores nas costas e ferimentos na perna, põe em risco a sua participação no grande prémio de amanhã (6h da manhã em Portugal), podendo o japonês Kamui Kobayashi desde que autorizado pela FIA.

A grelha de partida, entretanto, sofreu imensas alterações (grelha definitiva) devido a penalizações a cinco pilotos por ignorarem uma bandeira amarela, Rubens Barrichello e Jenson Button da Brawn, Fernando Alonso, Adrian Sutil e Sebastien Buemi e a outros dois por terem de trocar de caixa de velocidades, Kovalainen e Liuzzi, todos eles perdem cinco posições na grelha.

Imune a estas situações Sebastian Vettel obteve uma pole position dominante para a corrida, ao efectuar o tempo mais rápido nas três fases da qualificação, alimentando as parcas esperanças que ainda tem na luta pelo título. Ainda assim, na decisiva Q3, Jarno Trulli esteve perto de bater o alemão e colocar um Toyota na pole 'em casa', restando apenas 0,060s entre os dois pilotos.

Barrichello sai à frente de Button mas em nono na grelha e só um lugar no pódio no fim da corrida sustentará as esperanças do brasileiro de ainda se tornar campeão esta época.

Com todos estes dados, teremos certamente, amanhã uma emocionante prova, cheia de surpresas que são o preto desta época fantástica de Fórmula 1.

Sem comentários:

Enviar um comentário