O melhor arranque, ate surpreendente foi sem duvida o do Rio Ave, não fosse o Braga e era a surpresa maior até agora do nosso campeonato, Brito, homem da casa, construiu uma equipa lutadora e até agora ainda não conheceu o sabor da derrota embora já tenha empatado por 3 vezes, ocupa um excelente 5º lugar. Pode intrometer-se na luta europeia..
Os recém promovidos Leiria e Olhanense, têm tido um percurso muito semelhante até agora, já ganharam, empataram 2 vezes e perderam na ultima jornada com os grandes lisboetas, o Leiria vendeu cara a derrota ao Benfica em sua casa e os algarvios depois de um arranque fulgurante em Alvalade, estiveram a ganhar 2 a 0, viram os pontos fugirem-lhe nos últimos minutos. Ambas mostram bom futebol, positivo sem trancas ou autocarros, ocupam o 6º e 7º lugar respectivamente com 6 pontos cada. Prognostico campeonato tranquilo para ambos.
Seguem-se na classificação Leixões, Nacional, Marítimo, Belenenses e V. Guimarães, com 5 pontos. Os de Matosinhos estão longe da forma do ano transacto mas já mostraram na última jornada frente ao Vit. Guimarães terem argumentos para fazerem uma época tranquila. Quanto aos insulares, parece-me que o Nacional está e será melhor durante a época sendo inclusive o candidato principal a aproximar-se dos lugares mais altos da classificação, Manuel Machado já conseguiu chegar á liga Europa e almeja obviamente voos altos para a sua equipa. Já o Marítimo mostrou-se limitado na Luz, talvez medroso demais, mas nos outros jogos dérbi madeirense incluído provou que tem argumentos para lutar pela Europa, talvez falte um pouco mais de arrojo a Carlos Carvalhal para este Marítimo dar o salto na classificação e na qualidade.
Os de Belém já mostraram duas faces, futebol pratico e com boas bases para solidificar contra equipas de valia media baixa e um futebol subserviente contra Braga e Benfica, falta portanto saber que versão vingará se for a primeira adivinha-se um campeonato tranquilo senão…
Quanto ao Vitoria minhoto prometeu muito nos 2 primeiros jogos mas a partir dai desapareceu, parece-nos que apesar de tudo o Vitoria de Vingada vai recuperar fôlego e lutar por um lugar europeu.
Quanto aos para já aflitos, o Paços de Ferreira com 4 pontos (13º) parece-nos o menos aflito de todos não só porque já venceu mas também porque é o que tem o futebol mais consitente, pelo menos ate ver, e quando a série de jogos incluir mais equipas do “seu campeonato” os pontos vão aparecer, campeonato tranquilo.
Já o Setúbal, apesar de ter os mesmos pontos do Paços, 4, fruto da vitoria na Figueira na ultima jornada, adivinha-se mais uma época de muito sofrimento, Azenha não conseguiu passar para a pratica as suas ideias e verdade que não teve muito tempo mas 12 golos em 2 jogos precipitaram-lhe a saída, Quim substituiu e entrou a ganhar a ver vamos se vai conseguir dar continuidade a esta primeira vitoria, não será fácil.
A Académica ainda não conseguiu assimilar os métodos de Rogério Gonçalves e o tempo “ruge” (como diz o outro), houve muitas entradas e saídas no plantel e parece-nos que este técnico não tem potencial suficiente para transformar os estudantes numa equipa competitiva na I Liga. Finalmente a Naval perdeu o ultra defensivo Ulisses Morais que já orientava a equipa há muito e a tarefa de Inácio não parece fácil até porque os da Figueira tem dos planteis mais fraquinhos desta Liga, lutar pela sobrevivência vai ser o seu campeonato.
Está feita a primeira analise, superficial, a nossa Liga Sagres, prevejo mais golos e mais disputa (tal como na imagem) e mais emoções que no ano passado.
Apoiem o vosso clube vibrem com os espectáculos e visitem as crónicas do AMPLO
Sem comentários:
Enviar um comentário